Enganoso é o coração do homem

Ticker

10/recent/ticker-posts

Enganoso é o coração do homem

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
Vou aprofundar um pouco mais esse assunto que já tinha comentado um pouco no outro artigo “ROCHA OU AREIA? ONDE ESTÁ SUA FÉ?”. Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”. Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em provérbios 4: 23
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Ele pede que acima de tudo, que a principal coisa, que aquilo que nós devemos mais cuidar é o nosso coração, outras versões colocam pensamento, pois nesse contexto coração é suas motivações, intenções, vontade, onde procedem todas as saídas da vidas, sonhos, decisões, metas. Por essa importância toda que é o coração do homem e pelo poder que ele tem na nossa vida é que Salomão diz que é acima de tudo, que nós devemos guardá-lo. Mas devemos guardar nosso coração de quem afinal? De nós mesmos, veja Jeremias 17 : 9
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso, e se queixou em romanos 7 :18
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”
Paulo lamenta a luta que ele tem que fazer para ele conseguir fazer o bem, porque isso vai contra a vontade de sua carne e seu coração.
Sabemos que não é fácil dizer não ao pecado, é uma luta constante, e muitas pessoas tem aceitado ser derrotado pela prostituição, pela bebida e outros vícios, pois acham que é normal, “é a idade, eu não sou de ferro, sou homem, sou mulher, e é minha natureza não posso fazer nada, como vou lutar contra meu desejo”, por isso que o mundo la fora está cheio de homossexuais, adúlteros, fornicadores, beberrões e tantos outros, porque resolveram seguir seus extintos, seu coração, e não sabem que eles são enganoso, e mais do que isso, perverso! Sua doença é incurável! Quem é capaz de compreende lo? nem nós mesmo compreendemos, e somos traídos por ele, aí você pensa “estamos lascados não tem solução pra nós” Paulo também acho que se desesperou, veja o que ele diz no vs. 24 do capitulo 7 de romanos.
“Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” mas no Vs. seguinte Paulo da a solução na parte A do Vs “Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor…”
Só mesmo Jesus para nos livrar, pois só ele conhece nosso coração realmente, depois que você aceita Jesus, a palavra nos diz que temos a mente de Cristo e começamos a sonhar seus sonhos e andar como ele quer que nós andemos, mas se continuarmos andar segundo o nosso coração, aí não tem jeito mesmo.
Voltemos para Jeremias : Quem é capaz de compreende-lo (coração)? 17: 10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Ou seja, frutos são consequências de nossas obras, nossas obras são consequências do desejo do nosso coração, logo se nosso coração é corrupto e perverso, nossos frutos não serão nada bons e nosso fim será horrível, e agora estamos na mesma de novo, miseráveis homens que somos! Mas Davi por conhecer isso clamou ao Senhor no salmo 139: 23-24
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”
Você tem pedido para o Senhor sondar o seu coração e guia-lo? Não adianta nada dizer que o aceitou, que o ama se não deixar que ele examine-o e convença das suas motivações erradas, e deixe-o guiar por um cominho eterno. Peça para o Senhor o examinar, peça para que ele lhe mostre onde você está errado, quais são as atitudes que você deve mudar. Veja provérbios 16 : 2 “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o SENHOR pesa os espíritos” parece que tudo é normal né? tudo ta direito, mas não é bem assim não, o Senhor pesa tudo. Coloque o Vs. seguinte de provérbio como principio de sua vida “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Isso é fantástico, coloque seus caminhos nas mãos de Deus e Ele estabelecerá os seus pensamentos, e a bíblia diz que os pensamentos de Deus “…são pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que esperais” Jeremias 29: 11. Coloque seus sonhos, projetos e desejos no Senhor, consulte primeiro a Deus em tudo, pergunte se esses são realmente os pensamentos de Deus para sua vida, caso não seja ainda que pareça direito será caminho de morte veja provérbios 14: 12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
Coloque sua vida na dependência de Deus, guarde seu coração com a palavra de Deus, Salmo 119 9 -11
“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
Guarde este livro no seu coração, ocupe seu coração e sua mente do que vem do alto, apenas a palavra de Deus fará você evitar de pecar, você pode estar no outro lado do mundo, mas quando lhe surgir a oportunidade de pecar a única coisa que vai lhe impedir de errar é se a palavra de Deus estiver guardada e guardando o seu coração, alimente seu espírito e crucifique sua carne. Atente para essas três passagens a mais. Provérbios 28: 26 “Os que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” Salmo 81: 11-12 “Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos”
No momento que você rejeita a instrução, e o propósito de Deus, ele te larga a sua própria sorte, te deixa andar segundo a teimosia do seu coração, e sabemos bem que dele não vem bem algum. Aceite a Jesus entregue tudo a Ele, confie suas obras a ele e obedeça a sua palavra que ele lhe guiará em um caminho de vitória e sucesso.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Muito legal!Apalavra de Deus é mesmo fantástica! Que o Senhor continue te abençoando e te dando forças para seguir!Deus abençoe!