Como poderei saber se achei a pessoa certa para mim?

Ticker

10/recent/ticker-posts

Como poderei saber se achei a pessoa certa para mim?


Pergunta: "Como poderei saber se achei a pessoa certa para mim?"
Resposta: A Bíblia não se dirige a como achar a “pessoa perfeita”, nem dá instruções muito específicas sobre como podemos achar a pessoa certa para casamento. A Bíblia não chega nem a dizer que Deus escolheu uma pessoa específica para cada um de nós. A Palavra de Deus nos diz que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos (2 Coríntios 6:14-15), e isso é verdade principalmente no casamento. 1 Coríntios 7:39 nos relembra que quando somos livres para casar, devemos apenas casar com alguém que é aceitável aos olhos de Deus – quer dizer, Cristãos. Além disso, a Bíblia não comenta mais nada sobre como podemos saber que estamos casando com a pessoa "certa".
Então por que Deus não deixa bem claro o que devemos procurar em um parceiro? Por que não temos instruções mais específicas sobre um assunto tão importante? A verdade é que a Bíblia é tão clara sobre o que ser um Cristão significa e como devemos agir, que especificações não são necessárias. Cristãos devem pensar da mesma forma sobre certos assuntos importantes, e se dois Cristãos são realmente comprometidos ao seu casamento e a obedecer a Cristo, eles já possuem os ingredientes necessários para sucesso. No entanto, porque nossa sociedade agora está inundada com muitos tipos diferentes de “cristianismo”, seria sábio usar discernimento antes de uma pessoa se devotar a um compromisso pelo resto de sua vida. Uma vez que as prioridades de um possível cônjuge são identificadas – se ele ou ela são realmente comprometidos a serem como Cristo – então será fácil identificar e lidar com o resto.
Primeiro, antes de casar, uma pessoa deve ter certeza de que ela está realmente pronta para casar. Tal pessoa deve ter bastante maturidade para olhar além do aqui e agora e poder comprometer-se a uma união com uma só pessoa pelo resto de sua vida. Também é necessário reconhecer que casamento exige sacrifício e abnegação. Antes de casar, o casal deve estudar o papel e dever do marido e da esposa; uma lista específica pode ser achada em Efésios 5:22-31, 1 Coríntios 7:1-16, Colossenses 3:18-19, Tito 2:1-5 e 1 Pedro 3:1-7.
Um casal deve ter certeza de que se conhecem bem o suficiente antes de começar a discutir casamento. Eles devem observar como a outra pessoa reage em situações diferentes, como se comportam quando estão com família e amigos, e que tipo de pessoa seus amigos mais próximos são. O comportamento de uma pessoa é muito influenciado pelos seus amigos (1 Coríntios 15:33). O casal deve concordar sobre assuntos como moralidade, finanças, valores, filhos, com qual frequência irão à igreja e quão envolvidos serão, relacionamentos com parentes e – para as mulheres – se vão trabalhar fora de casa. Essas são áreas comuns de conflitos e devem ser consideradas cuidadosamente antes do casamento.
Finalmente, qualquer casal que está considerando casamento deve fazer parte de um aconselhamento pré-nupcial com seu pastor ou outro conselheiro Cristão bem treinado no assunto. Através disso, eles vão aprender a usar ferramentas importantes para construir seu casamento em um alicerce de fé em Cristo, e a como lidar com conflitos que inevitalmente vão surgir. Depois de seguir todos esses critérios, o casal está pronto para, em oração, decidir se devem ser unidos em casamento. Se realmente estão procurando pela vontade de Deus para as suas vidas, Ele vai guiar os seus caminhos (Provérbios 3:5-6).

Postar um comentário

0 Comentários