Quatros principais características da comunhão da Igreja Primitiva.

Ticker

10/recent/ticker-posts

Quatros principais características da comunhão da Igreja Primitiva.


Salmos 133 1
Como é bom e agradável
quando os irmãos convivem em união!
2 É como óleo precioso
derramado sobre a cabeça,
que desce pela barba, a barba de Arão,
até a gola das suas vestes.
3 É como o orvalho do Hermom
quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
Davi expressa aqui nesse texto a sua doce alegria e o seu profundo desejo de ver Todo o seu povo unido como se fossem irmãos. O desejo e a preocupação de Davi é a mesma de nossos líderes e Pastores atualmente. O Tema comunhão, é muitos abortados em Congressos, intercâmbios entre igrejas, organizações de Jovens, Senhoras, Homens e Adolescentes. Nesses eventos Fala-se muito em Unidade, em confraternização, solidariedade e Comunhão e a Amor ao Próximo.
Por que será que esses temas são abortados?
Quando as organizações e departamentos das igrejas promovem seus eventos, o critério para buscar um Tema para ser trabalhando sempre é feita para atender uma demanda, ou suprir uma necessidade do momento. Unidade, comunhão, integração são as maiores necessidades do povo Deus nos dias de Hoje. E às vezes isso não acontece por conta dessa busca louca, constante e desenfreada pelos cuidados deste Mundo do qual falou Jesus em Mateus 6:25-26 “Por isso vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Essa Busca Louca e desenfreada pela realização pessoal, pela fama, prestígio, posição social, dinheiro, riquezas acabam se tornando prioridade na vida de muitos crentes e a prática da vida espiritual, acaba sendo impossível. Porque não tem mais tempo para as coisas de Deus e nem para prática da verdadeira comunhão entre irmãos.
O que é comunhão?
Comunhão é o ato ou efeito de comungar.
E o que os cristãos devem comungar reciprocamente?
Os mesmos interesses, as mesmas ideias, os mesmos propósitos, as mesmas convicções e opiniões no que diz respeito à Fé Crista.
O que é união?
União é ato ou feito de unir, unir significa junção, ligação, pacto, aliança, Reunião de Forças de vontade. Quando se consegue viver em união e em comunhão reciprocamente acontece o quê? Tudo aquilo que ocorreu na igreja Primitiva, conforme o que está escrito em Atos dos Apóstolos 2.42-47
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
Em se tratando de comunhão e confraternização, unidade e solidariedade temos muito a aprender com os crentes da Igreja Primitiva de Jerusalém. A recém-formada igreja da Judeia é um exemplo, é uma referência, um modelo para igrejas do presente, no que diz respeito à comunhão e integração.
Quais são as 4 principais características da Comunhão da Igreja Primitiva?
1ª Característica está no versículo 44. “Todos que criam estavam juntos...”
Amós 3.3 diz o seguinte: andarão dois juntos se não tiverem de acordo?
Filipenses 2:1-5 
1, Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Havia um profundo relacionamento pessoal entre eles. Não era um relacionamento superficial, rápido e aparente! A amizade entre eles não consistia apenas em um simples bom dia, boa tarde, graça e Paz ou Paz do Senhor. Eles estavam Juntos em todos os momentos e circunstâncias da vida para o que desse e viesse, sejam nas alegrias, nas adversidades, na angústia, ou na dor. E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.
2ª Característica da comunhão da Igreja Primitiva está no versículo 44 e 45:
“E tinham Tudo em comum” Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. As pessoas eram mais importantes do que as coisas, do que os bens matérias, do que as suas propriedades e fazendas. A igreja primitiva cuidava dos pobres, e compartilhava com eles parte de suas possessões. A ação social sempre foram umas de suas maiores prioridades. Um dos motivos mais importantes pelo qual Jesus Cristo estabeleceu a sua igreja aqui na Terra foi para atender a demanda social e a demanda espiritual do ser humano. A Igreja da atualidade são frequentadas por pessoas em busca de uma injeção de ânimo, de uma palavra amiga. As nossas estão sendo frequentadas por pessoas que estão passando por lutas, adversidades e dor, homens e mulheres vivenciando dias maus. Muitos vêm em busca de soluções para os seus problemas. Problemas de ordem familiares, crise no casamento, crise financeira, desemprego, depressão, enfermidades, filhos nas drogas, filhas na prostituição e na criminalidade. A Igreja é constantemente frequentada por pessoas que querem ser libertas do poder do pecado. Querem ser livres de todo o engano, de toda maldição e de todo embaraço. É Para isso que existe a Igreja de Cristo. Para Do apoio, funcionar como uma clínica, como um Hospital. A Igreja Existe para dar importância e valorizar as pessoas.
3ª Característica da comunhão da igreja Primitiva está no versículo 46
E, perseverando unânimes todos os dias no templo.
Relacionamentos Pessoais abalizados em princípios Espirituais.
Eles estavam onde?
Todos os dias no Templo. Eles sabiam o valor, o significado, o segredo do Templo. Salmos 27.4. Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. A Igreja Primitiva Conhecia esse salmo muito bem. Salmo 84.10. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Outro salmo que a igreja primitiva conhecia e valorizava é 122,1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR. Não existe lugar melhor para estar que não seja a Casa de Deus. É na Igreja onde encontramos companheirismo, onde falamos a mesma língua. É na Igreja onde encontramos apoio, amamos e nos sétimos amado, é o lugar onde todos nós nos consideramos irmãos, é o lugar onde aprendemos mais da palavra de Deus.
4º características da comunhão da Igreja Primitiva está no versículo 46. “E partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração.A Refeição para os judeus era algo muito sério, tem um significado bem maior, além de matar a fome. As refeições para os judeus simbolizavam e simbolizam até hoje comunhão, integração, amizade, quebra de barreiras e laços profundos.

Luciano Gomes
Bacharel em Teologia

Postar um comentário

0 Comentários